Estação Cultura de Campinas terá a primeira Feira Pop Plus fora de São Paulo

25o. Pop Plus-23

Você já parou para pensar que nem sempre estamos dentro de um padrão de roupa que as lojas, grandes magazines e marcas oferecem? E que a moda não é feita pensando em diversos estilos de corpos? Foi pensando e vivenciando essa realidade que a produtora de eventos e jornalista Flávia Durante idealizou, em 2012, o Pop Plus – considerado hoje o maior evento de moda e cultura plus size do país – que ocorre quatro vezes ao ano em São Paulo e que terá sua primeira edição fora da capital, na Estação Cultura em Campinas. O evento ocorrerá nos dias 17 e 18 de agosto, sábado e domingo, das 11h às 20h. A entrada e o estacionamento com 1000 vagas são gratuitos.

“Muitas pessoas de Campinas e região já frequentam o Pop Plus, em São Paulo, pensando nisso trouxemos o evento para a cidade. Nosso propósito vai muito além da moda, criamos um espaço de acolhimento, discussão, empoderamento e impacto social. A mulher não tem e nunca terá um único padrão e estão em busca de se sentirem bonitas, acolhidas e, muitas vezes, a moda é excludente. Por isso nos conectamos com marcas que oferecem opções e estilos de roupas bem variados e que representam essas mulheres, independente do peso”, diz Flávia.

Em Campinas, o Pop Plus contará com 50 expositores de moda do mercado plus size, vindos da região de Campinas, São Paulo e outros estados. O público contará com opções de moda feminina formal, esportiva, sexy, casual, clássica, moda festa, opções de moda praia e moda masculina, acessórios, entre outras peças para se vestirem bem e de acordo com o seu próprio estilo. A idealizadora do projeto conta que para participar da feira, a marca precisa trabalhar com roupas acima do tamanho 46. “Em média os tamanhos vão do 46 ao 60, mas temos opções até o manequim 70”, diz.

Segundo dados da Associação Brasil Plus Size, esse mercado cresceu 21% nos últimos três anos, enquanto neste mesmo período a indústria de vestuário acumulou queda de superior a 5%. O crescimento do mercado é uma tendência mundial. O mercado de moda plus size está em evidência e apresenta-se como um segmento promissor no mundo todo. No Brasil, a perspectiva de crescimento é de 10% ao ano até 2020. Essa indústria é avaliada em 7,6 bilhões de reais em todo o país.

Além de muitas marcas de moda, o Pop Plus é um local de conhecimento e diversão. Uma programação de debates e palestras para desmistificar os padrões de beleza, moda e o crescimento deste mercado será realizada durante o evento e também brechó feito por blogueira da região com ação beneficente. No palco, bandas de diferentes gêneros musicais, DJs e apresentações de dança do ventre, ballet, jazz e waacking se intercalam para animar o Pop Plus. Também haverá grande variedade gastronômica para os visitantes se deliciarem; crianças serão muito bem-vindas, e poderão se divertir com um espaço especial com diversos brinquedos.

Desafio pessoal

A jornalista e produtora de eventos Flávia Durante, criada em Santos nunca se incomodou em vestir biquínis dos mais diferentes estilos como fio dental, asa delta, modelos de lacinho, blusinhas tomara-que-caia, cropped e outros estilos, mesmo não estando dentro dos padrões ditados pela indústria da Moda. Ela sempre foi fã de roupas coloridas e descoladas. Quando se mudou para São Paulo, ganhou peso e passou a ter dificuldades de conseguir comprar roupas que lhe agradassem.

Mesmo sem se incomodar com os quilos a mais, ela conta que se impactava como era recebida nas lojas. Frases como “Não adianta provar” ou “O meu GG é pequeno, você que precisa emagrecer”, fazem parte das indelicadezas que eram ouvidas. Ela lembra ainda que nomes de lojas como Porta Larga ou Fofinhas nunca foram convidativos. “Muitas pessoas tinham vergonha de entrar nessas lojas e depois que saíam escondiam as sacolas”, conta.

Segundo ela, as pessoas gordas muitas vezes não entram na fila da empatia e acabam sendo vistas como doentes, preguiçosas, incapazes, engraçadinhas, exóticas. “O que queremos é mostrar que merecemos respeito como todo mundo. Nosso propósito é oferecer a moda como identidade, dignidade e diversidade”, destaca Flávia.

Outro detalhe da moda plus size é que as opções eram bem restritas. “Variava de combinação de legging e camiseta, ou ir ao departamento de grávidas ou de roupas masculinas ou ainda nas lojas de roupas para a terceira idade. E nenhum desses estilos me representa”, lembra. Em 2012, ela investiu 500 reais em uma leva de biquínis de tamanho grande para revender para as amigas e fez o maior sucesso. Foi aí que decidiu criar o Pop Plus que hoje recebe em média 13 mil pessoas por evento, vindas de todo o Brasil, e é considerado o maior evento de moda e cultura plus size do país.

Expositores do Pop Plus:

Entre os expositores de moda feminina estão: Amarillys Moda e Acessórios, Amme All Curves, Amoas, Asobi Mode Japan, Band Aid Rosa, Blossoms, Chic Elegante, Della Greicy Plus Size, Delphina Designs, Fala, Fleur Rose, Fruta Pão, Gracia Alonso, Lambuzada, Lara Luiza Plus, Lolla Rio, Madee Moda Plus, Maria Abacaxita, Melinde, Psil Plus Size, Rainha Nagô, Sarah Campos Moda Plus, Struttura di Moda, Sueli Tenani Atelier, The Basic, Titha Plus Size, Tintoria Jeans, True E-motion, Vangá e Zuya. Para a moda masculina estão presentes, Fala, Lambuzada e Rainha Nagô.

Acessórios, calçados, moda praia, moda fitness, lingerie e moda para dormir também marcam presença no evento: Atelie Fátima Ferrari Bijuterias e Amuletos, Aurora Bijuteria, Bee Green Co, Berenix, Cachopa Brasil, Clube da Meia Calça, Divas Plus, Flor de Jambo Bijuterias, Joali Moda Praia, Luma Bijoux, Mel Belt Cintos, Olha Maria Bolsas, Pisada VIP, Rosely Haddad, Sacola Tropical, SandaLú Calçados, Somos Plus Lingerie, Tia Tati da Make, Unevie Sabonetes Artesanais, WonderSize, e o Brechó da Mel Soares, blogueira do @relaxaaifofa, da cidade de Hortolândia.

25o. Pop Plus-30

Pop Plus será realizado junto com o 1º Festival de Morango

A Feira Pop Plus será realizada em conjunto com o 1º Festival do Morango que trará para a Estação Cultura mais de 40 expositores incluindo os de produtos à base da fruta – atração da festa – e de outros produtos gastronômicos. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e Secretaria de Cultura, 1º Festival do Morango e o Pop Plus são realizados pela Art Shine Promoções e Eventos, mesma empresa que no mês passado levou para a Estação Cultura cerca de 50 mil pessoas durante a realização do Mercado Místico, tradicional evento da capital que une atrações do mundo holístico. De acordo com o publicitário Márcio Carneiro Alvarez, da Art Shine, a Feira Pop Plus e o 1º Festival do Morango seguem o mesmo padrão de qualidade e organização do Mercado Místico. “O nosso propósito é oferecer um espaço completo de lazer para as famílias, unindo um ambiente agradável e seguro, produtos de qualidade e atrações culturais para passarem bons momentos juntos. Campinas nos recebeu tão bem que sentimos que poderíamos retribuir organizando, de modo muito especial, essas duas grandes atrações para a região”, completa.

Data: 17 (Sábado) e 18 (Domingo) de Agosto de 2019.
Estação Cultura Campinas – Praça Mal Floriano Peixoto – Vila Rialto, Campinas – SP
A partir das 11h às 20h

 ENTRADA GRATUITA –

Você não é de São Paulo? Quer receber posts de eventos da sua região? Me envie um e-mail com a sua localidade. ( xx_emerson@hotmail.com )

2 comentários em “Estação Cultura de Campinas terá a primeira Feira Pop Plus fora de São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s