Entrevista com Marilda Caires

A entrevistada da semana é a Marilda Caires, ela é uma das participantes da 5ª temporada do reality show brasileiro Bake Off Brasil – Mão na Massa (SBT). Empresaria, mãe e esposa, hoje ela vai contar como conseguiu atingir seus sonhos e dará dicas de como se tornar uma ótima profissional.

Marilda_Bake Off_5 Temporada_Foto_Gabriel_Cardoso_SBT (3)

Emerson: Como sua história começou?

Marilda: Desde a adolescência (16/17 anos) eu sempre gostei de fazer sobremesas, mas eu comecei a trabalhar mesmo foi por volta de 29/30 anos mais ou menos. Na época eu comecei fazendo bolos e doces no aniversário dos meus filhos (Isabela 28, Bernardo 24 e Gustavo 19), e nesse mesmo período eu fundei meu buffet onde eu tenho até hoje. Eu trabalho na gastronomia a mais de 20 anos mas hoje especificamente eu faço mais doces de casamentos, sobremesas e tortas, bolos decorados eu faço com uma frequência mais baixa.

WhatsApp Image 2019-08-19 at 9.34.27 AM

Emerson: Seu esposo sempre te apoiou nesse sonho?

Marilda: Sim, o Walter sempre me apoiou desde o início e sempre apoia até hoje tudo que sempre me proponho a fazer ele está ao meu lado.

Emerson: Quando foi sua primeira experiência cozinhando profissionalmente?

Marilda: Foi em 1997 em um evento no buffet, foi maravilhoso, eu não me assusto com as coisas que eu me proponho a fazer não sabe, eu acredito e vou fundo.

Emerson: Você tem alguma base para poder se sentir determinada em seguir este caminho?

Marilda: Sim, uma pessoa que eu me inspiro muito é o Flávio Frederico porque para mim aquele cara é maravilhoso, ele ensina como ninguém e a cada aula que eu faço é um aprendizado gigantesco.

Emerson: Como foi o processo de inscrição no reality, alguém te incentivou?Marilda_Bake Off_5 Temporada_Foto_Gabriel_Cardoso_SBT (13)

Marilda: Já havia acompanhado o programa nas primeiras temporadas mas nunca quis me inscrever, mas ano passado eu estava fazendo um curso na escola do Diego Lozano e o pessoal do SBT apareceu falando sobre o programa e perguntou se alguém tinha interesse em participar, eu fiz a inscrição e cheguei ir até uma parte da seletiva mas não fui classificada e neste ano resolvi me inscrever novamente e graças a Deus deu tudo certo.

Emerson: Quais aprendizados o programa pode trazer a um participante?

Marilda: O programa deixa um aprendizado muito grande principalmente para o pessoal que é mais novo e que não tem tanta experiência profissional no segmento, mas também existe muita pressão e o participante precisa controlar muito isso, o pessoal transmite muita troca de informações e nós vamos aprendendo um com o outro então eu acho que o aprendizado é muito bom.

150619_Prova_Foto_Zé Paulo Cardeal_SBT (64)Emerson: Quais são seus defeitos e qualidades?

Marilda: Por incrível que pareça meu defeito é ser muito ansiosa e agitada e uma qualidade é ajudar o próximo. Eu gosto de ajudar as pessoas e quero sempre estar ajudando não importa a situação, no programa por exemplo quem me pedia ajuda eu ia até a bancada para poder ajudar e por isso acabei deixando o bolo queimar mas não me arrependo, porque eu acho que nós estamos aqui neste mundo para um ajudar o outro mesmo que seja um programa de TV ou não, o Francisco ajudou muita gente na prova, mas primeiro terminou todo o trabalho para depois poder ajudar, então, sim sou uma pessoa que procura ajudar o próximo sempre, sempre e sempre.

Emerson: Quais receitas você mais costuma fazer para sua família? WhatsApp Image 2019-08-19 at 9.21.02 AM

Marilda: Eu costumo fazer um pudim que meus filhos amam e uma torta de morango que a minha filha adora.

Emerson: Quais técnicas da gastronomia é sua favorita?

Marilda: Gosto da panificação e como eu sou uma boa mineira não pode faltar o pão de queijo em casa, e na confeitaria eu amo tudo mas meu preferido é doces caramelados, trufas e adoro fazer o éclair.

WhatsApp Image 2019-08-19 at 9.21.13 AMEmerson: Atualmente você está fazendo algum curso?

Marilda: Não, mas sempre que posso vou para São Paulo fazer cursos, porque minha filha mais velha mora lá e acaba sendo uma oportunidade para eu ficar com ela também.

Emerson: Você leva a gastronomia como hobby ou como uma experiência profissional?

Marilda: Não, totalmente profissional mesmo porque eu trabalho com isso a mais de 20 anos fazendo eventos, casamentos, 15 anos, formaturas e festa infantil. Eu não posso me dar ao luxo de fazer isso por hobby. (Risos)

Emerson: Quais são suas metas para daqui 5 anos?

Marilda: Daqui a 5 anos eu pretendo viajar, conhecer algumas confeitarias e inclusive para esse ano eu estou com um projeto de viajar a Europa e de poder estar conhecendo a cultura do povo de lá. Eu irei fazer isso se Deus quiser.

Emerson: Na sua opinião a gastronomia é bem valorizada no Brasil?

Marilda: Depende muito da região, eu lembro perfeitamente quando eu fiz um curso com o Alvaro Rodrigues, era uma aula que tinha um doce caramelado de pistache, eu lembro que na época ele falou assim: “Esse doce tem que ser no minimo 260 reais o cento”. Eu pensei: “Gente se eu colocar isso lá na minha terra eu não vou vender nunca. Eu sempre procuro aprender as técnicas e as vezes colocar outro ingrediente no lugar para o preço ficar justo. Eu costumo falar que eu faço tanto a receita com chocolate belga ou o nacional, porque eu tenho clientes de todos os níveis sociais e eu quero sempre atender eles.

Emerson: Qual dica você daria para aquela pessoa que está começando a trilhar este 150619_Prova_Foto_Zé Paulo Cardeal_SBT (62)caminho?

Marilda: Eu sempre falo que em qualquer área que seja tenha foco, determinação e nunca desistir, eu sempre falei isso para os meus filhos, tudo o que você quer você pode desde que você vá pelo caminho certo e faça tudo para poder chegar lá.

Emerson: Para finalizar me diga uma frase que representa você e sua história?

Marilda: “Não tenha medo de tentar, tenha medo de não tentar e ver que a vida passou e você não se arriscou como deveria” Chorão.

INSTAGRAM DA MARILDA: @marildabakeoff

AGRADECIMENTOS:

sbt-logo-1

 

Um comentário em “Entrevista com Marilda Caires

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s